• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Nossa empresa está no mercado há mais de 13 anos.
    Nossa filosofia de trabalho é estar próximo do cliente no momento em que surge a necessidade de orientá-lo.
    Sempre com o intuito de lhe garantir segurança, conformidade com a legislação e custos reduzidos nas suas tomadas de decisão.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Dinheiro: tão importante quanto planejar é executar

O bom planejamento pode auxiliar a construção de um futuro mais próspero

Em artigos anteriores, já falamos exaustivamente a respeito do planejamento e sua importância para a vida financeira das pessoas. Mostramos aqui, através de exemplos práticos, de que forma o bom planejamento pode auxiliar a construção de um futuro mais próspero.

Hoje, porém, vamos deixar esse tema de lado e falar de algo tão relevante quanto: a execução. Planejar é importante, planejar ajuda, mas planejamento sem execução é perda de tempo. Por isso, senti-me na obrigação de, após tantos artigos dissertando sobre o planejamento, escrever um que abordasse o passo seguinte.

Em se tratando de finanças, as pessoas costumam cometer dois erros básicos. O primeiro é não planejar sua vida financeira, seu orçamento, suas decisões de consumo, suas metas, etc. E o segundo erro é não executar o planejamento quando esse é feito.

Agora me responda, qual a diferença entre não elaborar um plano e elaborar um plano e não executá-lo? Isso mesmo: nenhuma! Quem não coloca em prática aquilo que planejou está fadado a ter os mesmos problemas que aquele que nem sequer se deu a esse trabalho.

Evidentemente, entre o ato de planejar e o de executar esse planejamento existe uma série de variáveis. Muitas vezes, pode ser que as coisas não saiam exatamente como você gostaria. É bem possível que alguns aspectos fujam do seu controle e que você precise reformular aquilo que já havia planejado, afinal de contas, imprevistos surgem em todas as áreas da vida, com as finanças não seria diferente.

Independentemente de qualquer variável, o importante é que você possa efetivamente executar o seu planejamento. Por mais que ele tenha sofrido modificações, por mais que você não possa fazer tudo que deveria, nem da maneira que deveria, o importante é fazer.

Como diria o ditado: “O feito é melhor do que o perfeito.” E já que a perfeição é uma utopia, cabe a nós executar da melhor maneira possível, com os recursos que temos disponíveis, o nosso planejamento. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, abra mão dessa execução.

É possível alcançar o sucesso financeiro sem se planejar, mas impossível alcançá-lo sem pôr a mão na massa. Tentar, errar, aprender, aperfeiçoar e, dessa forma, ir melhorando a gestão da sua vida financeira.

Se suas finanças estão uma bagunça, chegou a hora de mudar isso de uma vez por todas. Tire um tempo para colocar a casa em ordem e planejar seu futuro financeiro. Mas não se esqueça, o mais importante é o que virá depois disso, quando você começará, enfim a realizar aquilo que planejou.