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Notícia

Saiba a hora certa de buscar capital externo

Procurar bancos ou investidores externos para sua empresa é uma questão de timing

O capital externo, muitas vezes, é algo que ajuda as empresas a crescer mais rápido, mas também pode trazer algumas complicações. Cabe ao empreendedor descobrir a hora certa e as condições ideiais para ir atrás de uma captação de recursos.

1) Não basta uma ideia

É extremamente raro o caso de investidores/financiadores de empresas apostarem em uma ideia apenas. Se você ainda está nesse estágio, uma boa alternativa é seguir pelo caminho do bootstrap, ou seja, você mesmo financia seu negócio até chegar a hora correta de buscar o capital.

Segundo um artigo da revista Forbes, o empreendedor tem que se mover e provar que já percorreu um longo caminho com a sua empresa. Não no sentido de tempo, mas no sentido de resultados alcançados. Chegue o mais longe possível sem investimento e faça as contas. Quanto me custou para chegar até aqui? Qual o retorno que tive? Você chegaria mais longe se tivesse mais capital? Um investidor quer ver seu mercado se movimentando, um time formado e os primeiros sinais de que seu negócio vai ser um estouro. Se esse não for o caso, é melhor aguardar.

2) É preciso ter tração

Se você não tem destaque no mercado, clientes importantes, volume de clientes ou faturamento, provavelmente não tem muita tração. Pouca tração significa muita diluição em um cenário de investimento e muitos investidores sequer olham empresas sem sinais de tração. Se você busca recursos no banco, como um empréstimo ou programas de acesso a capital do governo, ainda assim precisa provar que tem crescido rápido para conseguir o melhor custo de capital possível. Caso ainda não tenha números e resultados expressivos no seu mercado, então é melhor fazer o dever de casa antes de captar recursos.

Existem dezenas de indicadores de tração para empresas. Pode ser um número grande de usuários do produto, faturamento, alta capacidade de geração de leads, entre outras coisas. No caso do Facebook, quando a empresa levantou sua primeira rodada de investimentos, no valor de US$ 500 mil do empreendedor Peter Thiel, ela já possuía quase 1 milhão de usuários. Posteriormente, este investimento chegou a valer mais de US$ 1,1 bilhões, quando Peter Thiel vendeu a maior parte das suas ações.

3) Não comprometa a gestão do seu negócio

Se você precisa do capital, tem que saber o quanto está disposto a pagar por ele. Quanto você quer diluir do seu negócio. Quanto de juros você está disposto a pagar. Qual a contrapartida você dará no caso de recursos governamentais. Se você está disposto e tem a maturidade para lidar com sócios externos. Se sim, vá adiante. Caso contrário, analise profundamente sua situação e repense seus conceitos.