• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Nossa empresa está no mercado há mais de 13 anos.
    Nossa filosofia de trabalho é estar próximo do cliente no momento em que surge a necessidade de orientá-lo.
    Sempre com o intuito de lhe garantir segurança, conformidade com a legislação e custos reduzidos nas suas tomadas de decisão.

    Entenda como fazemos...

Notícia

8 coisas que as pessoas empreendedoras fazem diferente

Mesmo que você não esteja trabalhando na invenção que vai mudar o mundo, existem aspectos do pensamento empreendedor que vão enriquecer seu trabalho e sua vida

O empreendedorismo vai além de Elon Musk, Mark Zuckerberg e Garrett Camp – e significa algo maior que o Twitter e o WhatsApp. Empreendedorismo é um jeito de pensar, uma atitude e um estilo de vida adotado pelas pessoas insatisfeitas com o status quo.

É uma abordagem de vida que favorece a criatividade em vez da conformidade e a ação em vez da inação.

James Altucher, autor, investidor e empreendedor, diz que, para ele, “ser um ‘empreendedor’ não significa fundar o próximo Facebook. Nem sequer começar um negócio. Significa encontrar os desafios que você tem na vida e buscar maneiras criativas de superá-los”.

Então, mesmo que você não esteja trabalhando na próxima invenção que vai mudar o mundo, existem aspectos do pensamento empreendedor que vão enriquecer seu trabalho e sua vida.

Eis oito coisas que as pessoas empreendedoras fazem diferente. 

Elas são corajosas o suficiente para se dedicar aos seus sonhos

“Todos nos nossos sonhos podem virar realidade, se tivermos a coragem de persegui-los.” -- Walt Disney

Empreendedores escolhem abrir mão da segurança e da familiaridade de um “emprego comum” para levar uma vida incerta e insegura.

É preciso ser muito corajoso para fazer essa troca, mas, para ícones como Walt Disney, a recompensa potencial vale a pena.

Elas pensam nos clientes mais que em si mesmas

“Só uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena ser vivida” -- Albert Einstein

Empreendedores raramente procuram a fama. Eles estão mais preocupados com as pessoas que querem ajudar ou com os problemas que querem resolver.

Isso dá às suas tarefas uma camada de sentido que, nas horas difíceis, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Em APE – Author, Publisher, Entrepreneur (AEE – autor, editor e empreendedor, em tradução livre), o ex-evangelista chefe da Apple Guy Kawaski escreve: “Nas horas mais sombrias, mais frustrantes, lembre-se do valor que você quer agregar às vidas das pessoas, a satisfação que você vai sentir ou a causa que você vai ajudar a avançar”.

Elas nunca param de aprender

“Vejo a vida quase como uma longa educação universitária que nunca tive – todo dia aprendo alguma coisa nova.” -- Richard Branson

Como estão no negócio de criar novos produtos e inventar novas maneiras de fazer as coisas, muito do que os empreendedores fazem não pode ser ensinado numa sala de aula.

Eles sabem que as lições mais importantes se aprendem na vida e, por isso, mantêm-se abertos, flexíveis e curiosos ao longo dela, para absorver o máximo que puderem.

Richard Branson, fundador do Virgin Group, começou com uma pequena revista estudantil antes de crescer para lojas de discos, um selo, uma empresa aérea e, agora, até mesmo uma empresa de viagens espaciais.

Em vez de se tornar um especialista em uma só área, ele continuou aprendendo e se adaptando ao longo da vida.

Elas nunca desistem

“Vencedores nunca desistem, e quem desiste nuca vence.” -- Vince Lombardi

É raro um empreendedor ou um inventor ser bem-sucedido na primeira tentativa.

Para criar algo duradouro e que valha a pena, em geral são necessários anos de trabalho duro, foco e dedicação; a ideia é só o ponto de partida.

Kelly Zen-Ye Tsai, poeta e fundadora de uma empresa de produção, acredita que esse nível de persistência é um elemento crítico do empreendedorismo.

“Isso é o que significa ser um empreendedor: realmente se concentrar naquilo que ainda não existe, e continuar trabalhando até que venha a se tornar realidade”, diz ela.

Elas adoram fracassar

“O fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, dessa vez com mais inteligência.” -- Henry Ford

Para a maioria de nós, o fracasso é inteiramente paralisante, mas, para os empreendedores, o fracasso é algo que deve ser abraçado.

É uma indicação de que se está buscando o limite, e algo inevitável quando se tenta coisas novas constantemente.

Elas encontram vazios no mundo e os preenchem

“Onde seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam – aí mora sua vocação.” -- Aristóteles

Empreendedores querem fazer mais do que se entregar a seus próprios interesses – eles querem resolver um problema ou criar um produto que satisfaça necessidades.

Alguns criaram empresas por causa de frustrações com um sistema defeituoso ou ineficiente.

Blake Mycoskie, fundador da TOMS, começou sua empresa depois de viajar para a Argentina e encontrar crianças que não tinham sapatos: “Uma ausência que não só complica todos os aspectos das suas vidas – aspectos essenciais como ir para a escola, buscar água do poço local --, mas também as expõe a uma gama enorme de doenças”, escreve ele em Start Something That Matters (Comece algo que importe, em tradução livre).

Elas pegam ideias antigas e as melhoram demais

“O problema nunca é como colocar pensamentos novos e inovadores em sua cabeça, mas sim como tirar os velhos de lá.” -- Dee Hock, fundador e ex-CEO da Visa

Pode-se pensar que empreendedores se concentram basicamente em ideias nunca antes vistas, mas na verdade eles muitas vezes reciclam um modelo existente ou fazem upgrades em produtos desatualizados.

E, de vez em quando, revolucionam o sorvete.

Ben Cohen e Jerry Greenfield, co-fundadores da Ben & Jerrry’s, começaram em um posto de gasolina reformado em Burlington, Vermont, antes de criar uma marca mundialmente conhecida, com sabores como “Cherry Garcia” e “Hazed & Confused”.

Eles também são pioneiros no movimento dos negócios socialmente responsáveis, falando frequentemente sobre como as empresas podem devolver para suas comunidades e ganhando a certificação de Corporação B para a Ben & Jerry’s.

Acima de tudo, elas agem

“O que não se começa não será terminado nunca.” -- Johann Wolfgang von Goethe

Empreendedores executam, enquanto para muitos outros as ideias se esvaem no passado.

Eles são mestres na transformação do abstrato no concreto.

Essa ação aparentemente simples é um dos grandes desafios da vida e, no fim, é o que define um empreendedor.