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A arte de administrar em busca de resultados

Com o intuito de explicar de forma simples a ciência da administração e seu principal objetivo, ou seja, a busca por bons resultados dentro da empresa, o artigo a seguir irá apresentar o que é a arte de administrar, suas ferramentas básicas e os pri

Autor: Mayara AlvesFonte: Administradores.com

É possível encontrar outras definições para essa arte. Conforme o Ferreira (1993 p. 12), no Minidicionário da Língua Portuguesa, Administração é "1. Ação de Administrar. 2. Quem administra" e o verbo Administrar significa "1. Gerir (negócios públicos ou particulares).(...) 3. Dar, ministrar. (...)". Essa definição, além de limitada já se tornou obsoleta para um contexto empresarial, uma vez que Administração envolve uma série de conceitos que têm se aperfeiçoado com o passar do tempo e sido aplicados às novas práticas organizacionais.

Segundo Chiavenato (2007 p.3) "A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.". A Administração significa então um processo para a tomada de decisões que devem resultar em ações que promovam a melhoria nas empresas. Esse processo, segundo Maximiano (2004 p. 34), "(...) compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (...), execução e controle".

Planejamento: Processo em que são traçados os planos e objetivos para o futuro da empresa, ou seja, busca influenciar o futuro da organização.


Organização: Processo em que os recursos são alocados de maneira facilitada para que o planejamento seja executado, e "o resultado desse processo chama-se Estrutura Organizacional" (MAXIMIANO 2004).


Liderança: Processo de gestão de pessoas com o objetivo de envolvê-las no trabalho para alcançar os objetivos da empresa.


Execução: Processo de realização das atividades que foram planejadas, através do capital humano e das ferramentas disponíveis.


Controle: Processo que garante a realização dos objetivos. Nesse contexto todas as atividades desempenhadas são comparadas e são analisadas as necessidades da organização e os pontos a serem melhorados.

Para que todos esses processos fossem colocados em prática foi necessário o estudo de várias teorias já criadas por grandes nomes no ramo da Administração. Segundo Maximiano (2004 p. 48), "Nos últimos 150 anos, com o avanço da atividade industrial e com o crescimento das organizações, as teorias da administração desenvolveram-se significativamente. Com isso, a administração tornou-se uma disciplina com vida própria".

Os gestores das organizações sempre precisaram de explicações e técnicas para administrarem as empresas, e por isso as teorias criadas os auxiliaram e auxiliam até os dias atuais em todo o processo organizacional, pois através delas é possível adquirir não somente conhecimento, mas técnicas que podem ser aplicadas no cotidiano das empresas.

A Revolução Industrial em meados do século XVIII trouxe grande influência na ciência da Administração, uma vez em que foi nessa época que grandes modificações aconteceram, principalmente tecnológicas e econômicas, influenciando a sociedade da época. O processo de fabricação das empresas aumentou gradativamente, permitindo o surgimento de novos produtos, tais como: automóveis, telefones, aparelhos de som, etc. Neste contexto a grande preocupação dos administradores era a eficiência do processo de administração e Frederick Winslow Taylor foi um dos nomes marcantes dessa época. Ele montou um conjunto de princípios e técnicas de eficiências nas empresas, por isso foi o "líder de um grupo que promoveu o movimento da administração científica" (MAXIMIANO 2004).

Os princípios e técnicas desenvolvidas por Taylor tinham como objetivo aumentar a eficiência da produção, racionalizando o trabalho e evitando o desperdício, e consequentemente promover o aumento dos lucros. Para isso, Taylor e os demais ajudantes do movimento acreditavam que a lucratividade estava ligada diretamente com o aumento da produtividade dos trabalhadores, porém isso só era possível se os mesmos fossem mais eficientes na realização de suas tarefas. Essa eficiência estava ligada a métodos que teriam que ser desenvolvidos para que os trabalhadores fizessem as tarefas de forma padronizada, evitando palpites e permitindo que os administradores avaliassem seu desempenho.

Taylor divulgou em 1903 um estudo sobre a filosofia da administração que propunha quatro princípios, sendo eles:

"I. O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

II. Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

III. Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

IV. Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios" (MAXIMIANO 2004)

Para realizar esses estudos, Taylor realizou pesquisas nas unidades básicas de trabalho. Essas unidades eram setores pequenos que desempenhavam uma atividade específica, ou seja, cada unidade tinha uma tarefa a realizar. Na análise das unidades básicas de trabalho, Taylor cronometrava o tempo de serviço dos trabalhadores e procurava encontrar uma maneira para que as tarefas fossem realizadas da melhor maneira possível e combiná-las com uma atividade maior.

A influência das ideias de Taylor ficou marcada como Taylorismo e se desenvolveu em uma época de expansão da indústria, época também em que sugiram as linhas de montagem de Henry Ford.

Henry Ford foi outro grande influenciador na teoria da Administração, foi ele quem traçou princípios para a produção em massa, ou seja, a fabricação de grande quantidade de produtos não diferenciados, através de padronização de peças e trabalhadores especializados em suas atividades.

As peças e componentes padronizados facilitavam a produção e este princípio originou o controle de qualidade, cujo objetivo era garantir sempre que as peças fossem uniformes. Já a especialização do trabalhador significava dividir a linha de montagem em etapas diferentes e cada trabalhador faria uma etapa, ou seja, uma tarefa fixa dentro da linha. Hoje as grandes montadoras aperfeiçoaram esse sistema, através de pesquisas, investimentos em educação, desenvolvimento de fluxogramas, computadores e robôs que realizam algumas tarefas, entretanto os princípios partiram de Taylor e Ford.

Além desses dois grandes nomes, Fayol também foi um grande importante contribuinte na teoria da Administração. Esse engenheiro francês chegou à Diretoria Geral de uma grande empresa de mineração em 1888 e por isso teve a experiência de ser um administrador bem-sucedido. A partir dessa experiência Fayol desenvolveu ideias importantes para as organizações, uma delas, segundo Maximiano (2004 p. 58), é que "a administração deveria ser vista como uma função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa ideia está na identificação do trabalho dos gerentes como sendo o distinto das operações técnicas da empresa". Conforme Fayol (1968 p. 94-95) citado por Caravantes (1998 p. 46), textualmente Fayol diz que: "Organizar uma empresa é dotá-la de tudo que é útil a seu funcionamento: matérias-primas, utensílios, capitais e pessoal.".

Outro grande nome na história da Administração é Max Weber, um cientista alemão que focou seus estudos na Burocracia. Para ele a sociedade, com exceção da primitiva, sempre foi regida por normas/leis que influenciam a maneira pela qual os indivíduos se comportam, por isso defendia que as organizações eram impessoais e funcionavam de acordo com as regras lógicas. Esse motivo fez com que Weber defendesse que "a administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. A organização burocrática possibilita o exercício da autoridade e a obtenção de obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança." (MAXIMIANO 2004).

Segundo Weber (1967 p. 19-20) "O trabalhador – o assistente – não dispõe de outros recursos que não são os instrumentos de trabalho que o Estado coloca a seu alcance; consequentemente ele depende do diretor do instituto tanto quanto o empregado de uma fábrica depende de seu patrão (...)". É devido a esse fato de dependência do trabalhador que é possível estabelecer uma relação de dominação nas organizações, através principalmente da burocracia.

A partir de tantas fontes e princípios da Administração, essa ciência tem tomado grande espaço no ramo acadêmico e profissional, já que hoje inúmeras empresas são abertas diariamente e precisam ser bem administradas para se manterem em um mercado competitivo. Administração é uma arte que envolve uma série de ferramentas e conhecimentos para que os objetivos sejam alcançados.

É necessário levar em conta que vários fatores influenciam a arte de administrar, fatores internos às organizações e fatores externos, provenientes da economia global, da sociedade e outros aspectos. Por esses motivos a administração tem sido estudada e aperfeiçoada com o passar do tempo, e isso só é possível quando há investimento em capital humano, uma vez que são pessoas que estão nos bastidores das organizações, são pessoas que precisam analisar e tomar decisões dentro das organizações e por isso são essas pessoas que precisam ser qualificadas para terem melhores resultados. Segundo Drucker (1980 p. 18), "A produtividade das pessoas exige, finalmente, a "aprendizagem contínua" (...). Exige que as pessoas se sintam desafiadas a analisar profundamente o que é possível fazerem para aperfeiçoarem o que já estão fazendo.".

Ser o capital humano de uma organização requer além de habilidades, conhecimento e estudo contínuo, já que hoje, na "Era da Informação", tudo muda rapidamente, as informações, as ferramentas e as técnicas. Essa mudança é permitida pelo avanço acelerado da tecnologia. Entretanto isso não significa que investir somente em tecnologia seja suficiente, é necessário que os administradores entendam no contexto atual que investir em tecnologia implica, antes de tudo, em investimento na educação, ou seja, no capital humano detentor do conhecimento. Já afirmou Drucker (1980 p. 19) que "O trabalho intelectual não pode ser substituído por investimento de capital, ao contrário do trabalho manual. Pelo contrário, o investimento de capital cria a necessidade de mais trabalho intelectual".

Considerações Finais

É com o objetivo de adquirir conhecimento e ser um administrador bem-sucedido que muitas pessoas têm procurado essa área profissional, afim de que além de serem o capital intelectual das empresas, tenham ótimos retornos de tudo o que se tem investido. Entretanto por ser vasto o ramo da Administração, o estudo dessa ciência e a aplicação dela dentro das organizações é dividido em quatro tarefas principais, sendo elas: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Logística. Tais tarefas desempenham diferentes papéis importantes dentro das empresas e por isso merecem ser estudadas detalhadamente em um curso de graduação.