• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Nossa empresa está no mercado há mais de 13 anos.
    Nossa filosofia de trabalho é estar próximo do cliente no momento em que surge a necessidade de orientá-lo.
    Sempre com o intuito de lhe garantir segurança, conformidade com a legislação e custos reduzidos nas suas tomadas de decisão.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Juros caem com novo cálculo do IPCA

O novo cálculo poderá minimizar a alta de preços em 2012, e o mercado futuro de juros reagiu, com taxas em queda.

Fonte: Jornal O GloboTags: juros

 Às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) para fixar a taxa básica de juros (Selic), o IBGE divulgou ontem mudanças no cálculo do IPCA, índice oficial de inflação. O novo cálculo poderá minimizar a alta de preços em 2012, e o mercado futuro de juros reagiu, com taxas em queda. Nos contratos para janeiro de 2013, caíram de 9,770% para 9,680%.

Segundo a economista-chefe do BNY Mellon ARX, Solange Srour, as mudanças eram esperadas e atualizam a ponderação do índice de inflação, com base na Pesquisa de Orçamento Familiar. Ela destaca a queda no peso dos gastos com educação.

- O mercado está refazendo as contas diz Solange.

O IPCA poderá ficar de "0,3 a 0,4 ponto percentual menor", disse o diretor do M.Safra & Co., Guilherme Figueiredo, à agência Bloomberg News. Mas os efeitos ficarão para 2012, pois o novo cálculo vale a partir de janeiro.

Na reunião do Copom esta semana, a pesquisa semanal Focus, que o BC faz com economistas, prevê corte de 0,5 ponto na Selic, hoje a 11,5% ao ano. A projeção para o IPCA passou de 6,48% para 6,49% neste ano e de 5,55% para 5,56% em 2012. A inflação para os próximos 12 meses recuou de 5,62% para 5,58%.